Conheça aqui algumas curiosidades aleatórias sobre o incrível mundo dos livros.


#1

O primeiro livro de que se tem notícia é “Diamond Sutra”, uma coletânea de textos budistas que os chineses teriam produzido em 868 d.C. A técnica ainda era rudimentar: consistia em entalhar letras em bloquinhos de madeira e depois decalcá-las sobre o papel.


#2

Na Idade Média, os livros eram manuscritos em pergaminhos e papiros pelos monges copistas, que passavam dias a fio nos conventos fazendo esse trabalho. É por isso que o assunto das obras era quase sempre religioso. Esses monges eram ótimos desenhistas, mas a maioria não sabia ler.


#3

Os países que mais consomem livros no mundo são, pela ordem: China, Estados Unidos, Japão, Rússia e Alemanha.


#4

O livro mais caro do mundo chama-se The Birds of America (Os Pássaros da América), uma coletânea de ilustrações de pássaros feitas por John James Audubon (1785 – 1851), um naturalista do século XIX. Ele foi arrematado num leilão por 11,5 milhões de dólares.


#5

O Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro. O Dia do Livro Infantil é lembrado em 18 de abril (aniversário de Monteiro Lobato).


#6

Livros também são prescritos como terapia. A terapia com livros é conhecida como biblioterapia.


#7

A palavra livro provém do latim “liber” , que significava a camada fina entre a casca e o miolo da árvore. A palavra inglesa “book” tem um significado semelhante: deriva de “bog” ou salgueiro, de que eram feitos os livros.


#8

O Dia mundial do livro é 23 de abril e foi escolhido em 1996 como o dia mundial do livro e dos direitos do autor pela UNESCO. Nesse dia nasceram ou faleceram escritores importantes da literatura universal, como Cervantes, Shakespeare, Vladimir Nabokov, Garcilaso de la Veja, entre outros. O dia foi escolhido para incitar em todos, em particular nos mais jovens, a descoberta do prazer da leitura e o respeito pela imensa contribuição dos escritores para o progresso social e cultural da humanidade.