As cobras, também conhecidas como serpentes, são répteis tanto interessantes quanto perigosos dependendo da espécie. Apesar do grande medo humano por este animal, alguns tem também um grande amor pela espécie e chegam a ter cobras como animais de estimação.

Conheça aqui algumas curiosidades sobre este animal tão comum no nosso planeta.


#1

Uma cabeça decapitada de uma cobra ainda pode morder e injetar veneno mesmo horas depois de sua morte.


#2

De acordo com a teoria da evolução, as cobras tinham pequenas patas há 70 milhões de anos atrás. As cobras evoluíram de um ancestral réptil em comum que tinha 4 patas. Algumas espécies de cobras, como as pítons, ainda possuem vestígios de pernas.


#3

O habitat das cobras no nosso planeta é praticamente em todos os lugares com exceção de Irlanda, Islândia, Nova Zelândia, Polo Norte e Polo Sul.


#4

Existem cerca de 725 espécies venenosas de cobras. Destas cerca de 250 são venenosas o suficiente para matar um ser humano com sua mordida.


#5

O medo de cobras (ofiofobia ou herpetofobia) é uma das fobias mais comuns em todo o mundo.


#6

Quanto mais quente o corpo da cobra, mais rápido ela consegue digerir. A digestão das cobras pode varias de dias até semanas dependendo da espécie e da presa.


#7

A maior cobra no Brasil é a sucuri. Ela pode medir até 9 metros, não é uma cobra venenosa e por ser encontrada na Amazônia, região sudeste e centro-oeste.


#8

A maior cobra do mundo é a píton-real. Ela pode medir até 10 metros, não é uma cobra venenosa e pode ser encontrada no sudeste asiático.