Baratas são insetos que existem em praticamente qualquer lugar do mundo e dividem tanto asco quanto interesses culinários. Conheça aqui algumas curiosidades sobre este pequeno animal.


#1

Baratas podem ficar cerca de uma semana sem beber água e até um mês sem comer.


#2

Existem cerca de cinco mil espécies de baratas atualmente. De acordo com a espécie, seu tamanho pode variar de alguns milímetros até 10 centímetros.


#3

A maioria das espécies de baratas são marrons ou negras, mas também existem algumas espécies com tons diferentes como o verde e o amarelo.


#4

As espécies de baratas mais comuns no mundo são a barata-americana, a barata-alemã, a barata-oriental e a barata-asiática.


#5

No Brasil, países de clima tropical e América do Sul em geral a barata mais comum é a barata-americana. Ela é de tom marrom, possuem cerca de 3cm quando adultas e são dotadas de asas. As asas servem para planar por curtas distâncias, geralmente para fugir de um predador. Ao voarem, elas voam sem direção já que não possuem nenhum sensor que as direcionem no ar. É considerada uma peste.


#6

Das cinco mil espécies de baratas, apenas 1% são consideradas pestes. As espécies consideradas pestes podem transmitir doenças ou causar alergias. Em geral elas podem transmitir vírus, bactérias, fungos, protozoários e vermes.


#7

Apesar do lado negativo de algumas espécies, a maioria das espécies são consideradas importantes para o ecossistema. Tanto como alimento para diversos animais quanto como recicladoras de matéria morta.


#8

Algumas espécies específicas também fazem parte da alimentação humana, principalmente em povos orientais. Geralmente são comidas cruas ou cozidas. No Brasil, os índios Chocleng (Santa Catarina) apreciavam se alimentar de baratas.