As galinhas fazem parte do dia-a-dia da humanidade, seja com a sua carne ou com seus ovos na alimentação. Conheça aqui algumas curiosidades desse animal tão interessante.


#1

Galinha é o nome popular da fêmea da ave adulta Gallus Gallus. O nome popular para o macho da espécie é galo, a ave jovem é chamada de galeto ou frango e os filhotes são conhecidos como pintos.


#2

Pinto, o filhote da galinha, no Brasil é um sobrenome bastante popular e também é um dos nomes populares para o órgão genital masculino.


#3

A introdução da galinha como animal doméstico surgiu provavelmente na Ásia há cerca de 4 mil anos atrás, mais precisamente na Índia. Inicialmente a domesticação dessas aves tinha como finalidade as brigas de galo, apenas alguns anos depois é que foi dado algum destaque para sua carne e ovos como alimento.


#4

A galinha demora cerca de 24 horas para produzir um ovo. Os ovos possuem cores diferentes de acordo com a espécie da galinha.


#5

Quando a galinha nasce, os óvulos que ela irá gerar durante toda sua vida já estão em seu ovário em tamanho microscópico, mas só quando estão adultas é que estão prontas para ovular.


#6

A galinha não precisa ser fecundada para botar ovos, ou seja, não é preciso acasalar com o galo para produzir ovos. Isso ocorre por que o ovo nada mais é que a forma que a galinha expele seu óvulo que não foi fecundado. Se compararmos aos humanos, os ovos não fecundados da galinha seriam a sua menstruação.


#7

Apenas com o acasalamento entre galo e galinha é que o óvulo passa a ser fecundado e com isso pode originar um pinto. Curiosamente, o galo não possui um órgão genital semelhante ao pênis. Ao invés disso, eles possuem apenas uma cloaca. No acasalamento, o macho posiciona sua cloaca próxima a cloaca da fêmea e deposita seu esperma. O esperma do galo é bastante resistente e pode sobreviver vários dias dentro da galinha (fertilizando vários ovos).


#8

A galinha tem 60% de seus genes semelhantes aos humanos. O que pode indicar que em algum momento tivemos um ancestral comum, de acordo com a teoria da evolução.