Produzido a partir dos frutos do cafeeiro, o café é uma paixão mundial. Servido quente ou gelado, o café é realmente impressionante e também muito importante para o Brasil. Conheça aqui algumas curiosidades interessantes sobre o café.


#1

O café é originário da Etiópia (África). O café era conhecido desde a Antiguidade pelas tribos africanas que utilizavam o grão moído para criar uma pasta para alimentar animais e guerreiros. No século XVI o café passou a ser torrado para se transformar em bebida pela primeira vez na Pérsia (atual Irã).


#2

No dia 24 de maio é celebrado o Dia Nacional do Café e no dia 14 de abril é celebrado o Dia Mundial do Café.


#3

A palavra café tem origem na palavra árabe “qahwa” que significa “vinho”. Por esta razão ele era conhecido como o “vinho da Arábia” quando chegou na Europa em meados do século XIV.


#4

A primeira cafeteria do mundo surgiu no ano de 1475 em Constantinopla (atual Istambul).


#5

Mais de 500 bilhões de xícaras de café são consumidas por ano no mundo, tornando o café a bebida mais popular do mundo.


#6

A maturação de um cafeeiro leva de 3 a 4 anos. Depois de amadurecer, cada árvore produzirá cerca de um a dois quilos de grãos de café por estação de cultivo.


#7

A indústria do café emprega mais de 25 milhões de pessoas no mundo. O Brasil é o maior produtor de café do mundo. Cerca de 1/3 do café produzido no mundo é produzido pelo Brasil.


#8

Estudos indicam que o consumo de café diminui o risco de Alzheimer, doenças cardíacas, gota, cirrose e diabetes tipo 2.