Stephen King é um escritor norte-americano de terror, suspense, fantasia e ficção científica e sobrenatural. É conhecido como “O Mestre do Terror” devido às suas obras de sucesso no gênero. Muitos dos seus livros já foram adaptados para filmes, séries e quadrinhos. Conheça aqui algumas curiosidades sobre este grande escritor.


#1

Seu nome completo é Stephen Edwin King e nasceu no dia 21 de setembro de 1947 na cidade de Portland em Maine nos EUA. Ele também já utilizou diferentes pseudônimos durante sua carreira, publicando livros como Richard Bachman, John Swithen e Beryl Evans ao invés de usar o seu nome Stephen King.


#2

Stephen é casado com a escritora Tabitha Spruce com quem tem três filhos (Naomi, Joe e Owen). Tabitha Spruce também escreve terror, ficção científica e fantasia. Dois dos seus filhos, Joe e Owen, seguiram os passos dos pais e também tornaram-se escritores.


#3

Stephen King já publicou mais de 60 livros e já vendeu mais de 350 milhões de cópias dos seus livros que são publicados atualmente em mais de 40 países. Os seus livros mais vendidos e populares são A Coisa (It), O Cemitério, O Iluminado, Carrie: A Estranha, À Espera de Um Milagre, A Dança da Morte, A Torre Negra, Salem, A Zona Morta e Misery: Louca Obsessão.


#4

Seu primeiro romance publicado seria sobre uma jovem com poderes psíquicos chamada Carrie. Ele chegou a desistir da história, mas sua esposa o fez voltar a escreve-la. Ele publicou o livro com a Doudleday e recebeu antecipadamente apenas dois mil e quinhentos dólares. Um valor pequeno mesmo para época. Mas como a obra foi muito bem aceita ele recebeu mais tarde duzentos mil dólares de direitos autorais.


#5

O autor se envolveu em um acidente grave. Ele foi atropelado em 1999 enquanto caminhava nos arredores da sua casa de veraneio. Stephen sofreu traumatismo craniano, perfuração nos pulmões e fraturas múltiplas em sua perna direita. Os médicos cogitaram amputar a sua perna, mas felizmente conseguiram salva-la e, claro, salvar o escritor após três cirurgias.


#6

Quando ainda era uma criança ele testemunhou um terrível acidente envolvendo um amigo. Seu amigo ficou preso em uma ferrovia e foi atropelado por um comboio. Muitas pessoas comentam que isso inspirou seu lado negro e histórias perturbadoras.


#7

King foi abandonado pelo pai quando tinha 2 anos e foi criado pela sua mãe. Ele já admitiu que teve problemas com álcool e por dez anos foi um alcoólatra. O personagem alcoólatra Jack Torrence do livro O Iluminado foi inspirado nos seus problemas com álcool. Felizmente ele superou esta dependência em 1980 e desde então se mantém sóbrio.


#8

Ele e sua esposa Tabitha possuem uma empresa de rádio no Maine (EUA) que administra três estações de rádio. Uma delas é a WKIT que é uma estação de rock clássico conhecida na região como “Estação de Rock de Stephen King”.

Eles também presidem a Fundação Stephen e Tabitha King que é a sexta maior fundação de filantropia do Estado de Maine. Através dela são doados cerca de 2,8 milhões de dólares por ano. Além disso, o próprio Stephen King já afirmou que doa anualmente, como pessoa física, cerca de 4 milhões de dólares a bibliotecas, bombeiros, escolas e várias instituições que apoiam as artes.